Christianity: Essence, History, and Future by Hans Küng


Christianity: Essence, History, and Future
Title : Christianity: Essence, History, and Future
Author :
Rating :
ISBN : 0826408842
ISBN-10 : 9780826408846
Language : English
Format Type : Paperback
Number of Pages : 968
Publication : First published January 1, 1995

"A mammoth and important rendering of the Christian faith, by one of the most prominent living Roman Catholic theologians. . . . Impressive work that could become essential reading for students and interested laypersons alike."--Kirkus Reviews


Christianity: Essence, History, and Future Reviews


  • Hugo

    «O Cristianismo: Essência e História» é uma demonstração de um trabalho hercúleo ("redigido à mão") onde o leitor pode obter não apenas informação sobre esta religião como uma série interpretações sobre a mesma, contextualizadas numa leitura contemporânea e perante as regras desde o ano 1.

    Hans Küng utiliza, tal como o fez para o «Islão - Passado, Presente e Futuro», uma metodologia de identificação dos paradigmas do cristianismo usando como base a obra de Thomas Kuhn «A Estrutura das Revoluções Científicas». Tal como naquela obra, aponta cinco paradigmas e descreve com detalhe e rigor os tempos de clivagem que antecederam a passagem para um outro paradigma (quando assim aconteceu).

    Se, por um lado, esta obra é enriquecida com constantes exercícios de comparação com as outras religiões "do Livro" bem como com análises sobre os acontecimentos mais marcantes protagonizados pelos principais atores desta religião (enfase para o catolicismo), por outro alguns temas que se consideram fundamentais conhecer, pelo menos para um leigo, passam ao lado do historiador: infalibilidade do Papa, celibato dos padres, iconografia, etc. Ou seja, estes assuntos são de facto aflorados e analisados, mas sem uma síntese, sem um resultado, como se essas questões ficassem no ar, empurrando o leitor para mais estudo; Claramente, não será uma obra de introdução ao estudo do cristianismo.

    Por outro lado, não nos podemos coibir da leitura e análise a importância dada ao papel da mulher ao longo da história do cristianismo, o valor dado não apenas ao evangelho, mas sim à tradição da igreja (na linha da ICAR e das igrejas orientais) e a clareza do momento histórico da Reforma e o impacto das "Luzes".

    Sob um efeito catalizador das leituras dos modernistas e pós-modernistas, Küng descorre, no final do seu livro, sobre a necessidade de uma ética mundial, como se esta coroasse toda a história do cristianismo. A meu ver, Hans Küng falha redondamente visto que aplica as bases da moralidade sobre as religiões e atividades de adoração sobrenatural, como se o não crente ("as pseudo-religiões ateístas" como lhes chama) fosse incapaz de um corpo de moralidade per se.

    Escrito por "saltos", «O Cristianismo: Essência e História», aplica-se a fundo e aprofunda rigorosamente certos capítulos históricos e analíticos, mas - ao saltar - não cobre algumas facetas desta religião deixando no ar, quando se pousa este volume, uma insatisfação. Salve-se a enorme bibliografia para nos segurar ao chão.

  • Larry Jordan

    Christianity by Hans Küng is the only 900-page book on the list. It traces the development of Christianity from the first century to the twenty first century, describing how doctrines such as the Trinity, the divinity of Jesus, the primacy of the pope, and the justification by faith took mainstream Christianity farther and farther from its early Jewish Christian roots.

  • Helga

    Hardback, 936 pages