6 de Abril de '96 by Sveva Casati Modignani


6 de Abril de '96
Title : 6 de Abril de '96
Author :
Rating :
ISBN : 9724137104
ISBN-10 : 9789724137100
Language : Portuguese
Format Type : Paperback
Number of Pages : 384
Publication : First published April 15, 2003

Numa manhã de Verão, na igreja milanesa de San Marco, uma jovem e belíssima mulher é brutalmente atacada. Quando desperta da delicada cirurgia a que foi entretanto submetida tem perante si a difícil tarefa de recuperar a sua própria identidade, já que a violência de que foi vítima lhe provocou a perda da memória. As recordações avivam-se pouco a pouco e é penosamente que ela recompõe a sua história e a da sua família. Mas é um processo doloroso, pois Irene Cordero – é este o seu nome – carrega consigo uma pesada herança. Já a mãe e a avó haviam pago caro as tentativas de seguir os ditames do seu coração, violando a moral, as convenções e a cultura de um mundo rural que as obrigava à submissão e à obediência; um doloroso estigma que tão- pouco poupa Irene que, com apenas dezoito anos, abandona o campo e parte em busca do seu próprio caminho. Porém, não obstante o sucesso profissional e o bem-estar económico, Irene não consegue encontrar o equilíbrio emocional. Será necessária uma crise profunda para que ela encontre forças para se renovar, para fazer as pazes com o passado e para aguardar o amanhã com serenidade e confiança.

Um romance intenso e empolgante dedicado às mulheres: as de ontem, que lutaram por assumir as rédeas do seu próprio destino, e as de hoje, que têm a sorte de poder usufruir da autonomia conquistada. Porque não há liberdade maior do que a que nos permite ser e viver segundo a nossa vontade.


6 de Abril de '96 Reviews


  • Deutschlehrerin Camilla

    È vero che lo schema dei romanzi della Casati Modignani è sempre simile ma a fare la differenza sono le storie. Intense, avvincenti e soprattutto vere, senza lieti fini dove non servono.

  • Giordana

    Questa lettura mi ha catturata, a volte facevo addirittura fatica a staccarmi dalle pagine, ed è proprio la caratteristica migliore che un libro possa offrire. Se non fossi stata in sessione penso che lo avrei terminato molto prima.
    La storia è piena di intrighi, complessa e continua a spostare il focus di alcuni personaggi tra passato e presente, e alla fine i nodi si slegano.
    Certo, non sarà il mio genere preferito, però la trama mi aveva incuriosita e a lettura conclusa posso dire che di certo non è stata noiosa, l'autrice ha un ottimo modo di scrivere, che trasporta.

    "Ma lei era fatta di vento. Tante volte aveva creduto di averla in pugno e ogni volta si era accorto di stringere soltanto l'aria. Aveva sofferto molto per lei."

    "Angelo la strinse a sé, sapendo che stava abbracciando disperatamente un sogno. Irene era fatta di vento e tra un istante sarebbe scomparsa. Nessuno poteva afferrarla."

  • Ana Rute Primo

    Que romance tão pobre, tão corrido, tão brejeiro. É o primeiro livro que leio da autora e a probabilidade de voltar a lê-la é extremamente baixa. Os diálogos são desprovidos de interesse e não consegui estabelecer empatia com as personagens. Dei comigo a querer chegar rapidamente ao final do livro para o poder colocar de parte de uma vez. Achei a escrita de um amadorismo tremendo que nunca esperei encontrar, tendo em conta o sucesso desta autora. E, para reforçar a minha opinião, chego ao fim da narrativa a saber praticamente o mesmo que sabia quando comecei a ler, esbarrando num final em aberto. Inconcebível. Detestei!

  • Cláudia Santos

    Não depositava grandes esperanças neste livro. Já tinha ouvido falar muitas vezes da autora e sabia que vendia muito bem. No entanto, com algum preconceito meu, confesso, tinha sempre considerado uma literatura ligeira e pouco atrativa.

    Mas como leitora gosto de conhecer outros autores, mesmo aqueles que penso que poderei não gostar. Foi com este sentido que trouxe para casa o livro 6 de abril '96 de Sveva Casati Modignani.
    Como podes ver, as minhas expetativas no início da leitura eram muito baixas, mas os primeiros capítulos conquistaram-me. Gostei da forma com a história inicia, gostei de como as personagens nos são apresentadas, gostei do suspense inicial e do enredo, muito embora a escrita, propriamente dita, não me conseguisse prender verdadeiramente.

    Com o andar do livro, as personagens tornam-se mais complexas, as suas dúvidas e tentações surgem, as suas decisões começam a tomar peso. No entanto o pendor do livro não aumenta e isso marca-o. É um livro constante, morno, que nos mantém embalados mas sem grandes emoções. É um livro que se lê, não se devora.

  • Ruthy

    O antes...
    "-Era alta, magra, jovem e bonita - afirmou a mulher, uma dona de casa com cerca de sessenta anos, pequena e redonda como uma bola. - Eu ia a sair da igreja, depois da missa, quando ela entrou."

    Li a sinopse deste livro no fim de outro livro da mesma autora e quis logo lê-lo, pensei que tinha que aguentar algum tempo até o comprar e depois sutgiu-me a hipótese de mo emprestarem...fantástico! Já o tenho e comecei logo a lê-lo pois as expectativas são grandes espero que não corra mal por isso...
    Obrigada Ne! ;o)

    ...e o depois!
    Não sei bem o que diga em relação a este livro...devorei-o completamente mas a história, ou as várias histórias, deixaram-me com a sensação de que falta ali qualquer coisa. No meio de tanto que ficamos a saber sobre três gerações da família da personagem principal fica por perceber a essência desta mulher. O que sinto é que assim como ela não se dá a conhecer completamente a ninguém o mesmo acontece com o leitor.

  • Betita

    Esta é uma das minhas autoras de eleição e este livro um dos poucos que me faltava ler.
    Gostei muito da história, que nos mostra como as mulheres se tinham de subjugar ao marido e à vida familiar, deixando para trás as suas vontades. Depois das histórias da sua Mãe e Avó, Irene acaba por perceber que através das suas escolhas ao longo do tempo (que nem sempre foram as melhores), ela acabou por perceber que não precisa de se subjugar a nenhum homem para ter a sua vida e continuar em frente com o seu filho, percebe também que o seu lugar é no campo e não na cidade para onde fugiu para não ser uma camponesa como a sua mãe e avó.
    Por vezes o tentar fugir das nossas raizes é a maior façanha das nossas vidas pois ajuda-nos a perceber que o mais importante é exactamente aquilo que queremos deixar para trás.

  • Ana Isabel

    Livro interessante. Mas podia ser melhor.
    Gostei da escrita da autora e de como a história flui, bem como da separação dos capítulos pelas personagens e pelos momentos da história.
    Apesar de gostar bastante do título do livro (por razões pessoais) penso que o mesmo não traduz, resume e identifica o livro como em meu entender seja a sua função.

    Quanto à história propriamente dita. Apesar de haver uma boa divisão torna-se em certa medida confusa porque anda sempre "de um lado para o outro da história" e devido às parecenças de vida das mulheres.
    Concluindo, gostei da história mas não me encheu as medidas, talvez estivesse com demasiadas expectativas.
    Personagens mas apreciadas: Mauro, Ângelo e Agostina
    Personagens menos apreciadas: Armando e Tancredi

    Apreciação global: 3,5*

  • Manuela

    I romanzi di questa scrittrice si somigliano sempre un po' tutti, per struttura e intreccio, e questo non fa eccezione. Nonostante ciò, ho apprezzato l'attenta caratterizzazione dei tre personaggi femminili, donne non convenzionali, ma fortemente umane e vicine alla realtà.

  • Jo Margaret

    Bellissimo. L’ho adorato fin da subito. Travolgente. Audace. Spiritoso. Originale. La storia è spaventevolmente magnifica, i flashback e gli intrecci sono a dir poco perfetti e perfettamente spiegati. È una storia che trasmette e insegna molto. Non sommetterò mai di consigliarlo.

  • Elsa Ramos

    Muito Bom, bem ao estilo desta Escritora de que tanto gosto. Um Livro que nos faz pensar sobre as Nossas Raízes.

  • Margarida

    Confesso que esta nunca foi uma autora que eu tivesse interesse em ler pois, pelas sinopses, os seus livros não despertavam minimamente a minha curiosidade, adivinhando ser histórias em que pouco, ou nada, acontece. Contudo, uma vez que este livro me foi oferecido, resolvi dar-lhe uma oportunidade e, talvez por ter tão baixas expectativas, não o achei assim tão aborrecido, já que até o li bastante rápido. Porém, também não posso dizer, de todo, que seja o tipo de leitura que mais desfruto. Achei a linha temporal, por vezes, confusa e, talvez por isso, senti algumas lacunas no fio condutor da narrativa principal, a vida presente da Irene, que não me cativou minimamente. Também esperava encontrar um romance fofinho, mas tal também ficou muito longe de acontecer, até porque não se aproveitou nenhuma personagem masculina. O final do livro foi a maior desilusão, poque esperava a resolução do pequeno mistério, com o qual o livro se inicia logo, contudo, isso foi concluído às três pancadas e de forma muito desinteressante para mim. Em suma, achei que a história principal foi uma grande mão cheia de nada, tal como previra inicialmente, ou seja que nada acrescentou à minha vida. Por outro lado, gostei de conhecer a avó Agostina, apreciando muito mais esta história decorrida no passado mas, ainda assim, nada de propriamete inovador. Já me ofereceram outro livro da autora, mas não fiquei com vontade de o ler tão cedo.

  • Lidia Craveiro

    Apesar deste livro já ter saído em Portugal há algum tempo, só agora o li. Tenho lido todos os livros do casal que usa o pseudónimo - embora só ela apareça como autora - , e não me tem desiludido. Os autores têm explorado muito bem a vida dos italianos de todas as classes sociais. Gostei deste livro, especialmente porque fala da vida do camponeses de uma forma tão real que quase nos imaginamos no meio das cenas. As personagens, muito bem construídas, prendem o leitor ao livro querendo saber mais, no entanto a certa altura, creio que o facto de a história estar dividida por personagens, baralha um pouco. A escrita é fluída, como sempre, e rica de pormenores descritivos, sem chegar ao ponto de chatear o leitor. Como sempre os autores privilegiam o feminino em todo o seu mundo. Quanto ao titulo creio que IRENE, teria ficado melhor, já que a história é a vida da personagem.

    Uma boa leitura.

  • Daniela Racina

    Alcuni modi di pensare sono di un maschilismo allucinante, determinati comportamenti gravi vengono ignorati in nome di una passione e di una copula continua usati peggio del parmigiano grattugiato sulla pasta. Per il resto, è stata una bella lettura. Ho preferito la storia della nonna Agostina ma anche le altre due generazioni sono state interessanti.

  • Micaela Pinto

    É o segundo livro que leio desta autora e mais uma vez fiquei surpreendida com a maneira como a história cativa e também pelo facto de não serem previsíveis os acontecimentos. Vai surpreendendo ao longo do livro.

  • aleheartbooks

    Il libro mi è piaciuto tantissimo, mi ha catturata fin dalla prima pagina, è una storia molto scorrevole e originale, a parer mio, un libro che parla di donne forti e tanto tanto affascinanti.🫶🏻

  • Mireille Amaral

    Numa manhã de Verão, na igreja milanesa de San Marco, uma jovem e belíssima mulher é brutalmente atacada. Quando desperta da delicada cirurgia a que foi entretanto submetida tem perante si a difícil tarefa de recuperar a sua própria identidade, já que a violência de que foi vítima lhe provocou a perda da memória. As recordações avivam-se pouco a pouco e é penosamente que ela recompõe a sua história e a da sua família. Mas é um processo doloroso, pois Irene Cordero – é este o seu nome – carrega consigo uma pesada herança. Já a mãe e a avó haviam pago caro as tentativas de seguir os ditames do seu coração, violando a moral, as convenções e a cultura de um mundo rural que as obrigava à submissão e à obediência; um doloroso estigma que tão-pouco poupa Irene que, com apenas dezoito anos, abandona o campo e parte em busca do seu próprio caminho. Porém, não obstante o sucesso profissional e o bem-estar económico, Irene não consegue encontrar o equilíbrio emocional. Será necessária uma crise profunda para que ela encontre forças para se renovar, para fazer as pazes com o passado e para aguardar o amanhã com serenidade e confiança.
    Um romance intenso e empolgante dedicado às mulheres: as de ontem, que lutaram por assumir as rédeas do seu próprio destino, e as de hoje, que têm a sorte de poder usufruir da autonomia conquistada. Porque não há liberdade maior do que a que nos permite ser e viver segundo a nossa vontade.

  • giselle. (amantedeiboschi)

  • Andreia

    Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei curiosa logo no início da história, porque parecia ter um pouco de mistério à mistura.
    No entanto, não passou de algo insignificante, o que me deixou um pouco desiludida.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Percebe-se que a autora quer passar a mensagem de que as mulheres podem ser independentes dos homens, retratando isso em três gerações, sendo a última aqui, a vingar esse papel.

  • Laura

    Non fa per me. Per fortuna mi è stato prestato e non ho speso soldi. Anche se dubito mi sarebbe mai venuto in mente di comprarlo. Compaiono tanti personaggi ma a mio avviso non si riesce a entrare veramente nella loro psiche, li presenta e basta.
    La trama non mi dice nulla, tutti questi amori tormentati... alquanto improbabile.
    Ho solo sviluppato un'antipatia marcata per i personaggi femminili.

  • Bahareh Fakhredin

    این کتاب داستان جالب و خوبی داشت و برای کسانی که به دنبال یک کتاب خوب و خوش خوان هستند بسیار مناسب هست. بعد از خوندن ۳ کتاب ازووا کاساتی مودینیانی من هنوز معتقدم وانیل و شکلات چیز دیگری بود 💙 و همیشه من وانیل و شکلات رو به دوستانم معرفی میکنم. باید این نکته رو بگم که ترجمه های خانم صدری بسیار عالی و خوش خوان هستن 👌🏻👌🏻

  • Silvana (Por detrás das Palavras)

    Este livro é o somatório da vida de três mulheres com coragem para enfrentar as agruras da vida, mas com uma dificuldade em deixar entrar o amor nos seus corações. É no amor que encontram grandes insatisfações para a sua vida e é também o responsável por crises mais ou menos difíceis de ultrapassar.

    Opinião completa:
    https://pordetrasdaspalavras.blogs.sa...

  • Ana

    Neste livro interligam-se as histórias de 3 mulheres da mesma família; três gerações com um passado comum, ao qual apenas Irene, a protagonista, conseguiu escapar.
    Uma mulher forte e destemida, que ousou quebrar tabus e regras para conseguir estabelecer o seu próprio destino.
    Muito envolvente!

  • Christiana Vieira

    This book theme catches you in the first glance. The pity, in my opinion, was the way the author managed the end. In my point of view, there was so much to explore! I must say that when I've finished I was a little frustrated. Anyway, the author's idea was brilliant. The way she writes as well.

  • Célia | Estante de Livros

    Uma história muito ao género da autora, agradável de ler.

  • Babete

    Uma história inesquecível, uma leitura deliciosa!

  • Ana Maria

    Adoro esta escritora

  • Eri

    Amazing book!!! my favorite!!! everytime i read i cry!! <3