Uma Furtiva Lágrima by Nélida Piñon


Uma Furtiva Lágrima
Title : Uma Furtiva Lágrima
Author :
Rating :
ISBN : 9896445540
ISBN-10 : 9789896445546
Language : Portuguese
Format Type : Paperback
Number of Pages : 296
Publication : Published February 1, 2019
Awards : Prêmio Jabuti Crônica (2020)

A língua portuguesa numa escrita luminosa, num livro de memórias na linha de Livro das Horas. Uma narrativa de impressões sobre a vida e a morte, sobre as relações humanas, o amor, a paixão, a pertença, num exercício literário de rara beleza.

Uma Furtiva Lágrima reúne pensamentos, reflexões, memórias, aforismos e confissões.


Uma Furtiva Lágrima Reviews


  • João Barradas

    Há uma época da vida em que aceitamos um papel de assistente de realização e decidimos vislumbrar vários fotogramas do nosso filme. Num paradoxo perfeito, como ciclo vital, esse momento surge invariavelmente aquando da percepção da banal efemeridade da vida.

    Num rol de memórias, Nélida Pinon discorre sobre assuntos díspares - do cristianismo orientador (embora com uma estrela polar desborteada) à mitologia grega amada (por ela e por mim), do passado edificante ao presente desafiante, das dúvidas e das certezas. Com uma utilização sublime de um português que debelaria o Adamastor, a autora presenteia o leitor com algumas críticas ao colonialismo invasor e apropriador, ao papel ofertado a uma mulher também racional, aos raciocínios infundados numa existência embotada e não degustada. Um destaque seja dado às sublimes pequenas "definições", que ocupando menos de uma página, tentam explicar termos estruturantes, de forma liricamente instigante.

    Não é um livro para massas - nem seria essa a ideia. Quais são os pensamentos que agradam a gregos e troianos? Ainda assim, sulca uma reflexão nos leitores que queiram fermentar e cozinhar tais ideias - das memórias nascem caminhos para o futuro!

    "A arte narrativa, além de avaliar o que foi pretérito e hoje é presente, perpetua a fala da alma, restaura a crença no que há por trás da harmonia e da discórdia." (pág. 71)

  • Teresa

    Primeira contagem:
    145 textos sobre tudo e coisa nenhuma. Recordações; pensamentos "profundos"; "mini-lições" de cinema, pintura, música erudita, literatura, mitologia grega, etc.
    Pelo enquadramento, estes textos parecem ter como objectivo revelar a sabedoria da autora a vários níveis e isto, para mim, não passa de caganças. Para piorar, não apreciei a forma de expressão, com frases como esta (de um texto dedicado à experiência de Nélida no Festival de Bayreuth): exposta a uma partitura sublime que jorrava abundância ao meu corpo, enquanto ia recebendo o beneplácito do Valhala.

    Segunda contagem:
    10 prémios literários atribuídos a Nélida Piñon. O que significa que a minha fraca opinião sobre este livro não conta...

  • Ximena Carrasco

    3,7 ⭐️ porque me gustaron mucho pero sólo algunos relatos.

    - La belleza
    - Soy aldeana
    - Un refugio
    - La soledad
    - Destino
    - Celos
    - Pan duro
    - La travesía
    - Todo lo que sé
    - Razón de vivir

  • Gyovana Lisboa

    ela escreve de uma forma tão linda e sútil, tudo que ela fala mexeu comigo em algum lugar do meu corpo. essa mulher é incrível, a descobri sem querer mas acho que o universo queria cruzar nossos caminhos, porque sua escrita me inspirou a continuar escrevendo. como diz a contracapa do livro, nélida piñon é uma civilização!

    obrigada nélida!

  • Bernardita Henriquez

    3,5

  • Jorge Esquivel

    Una especie de dietario más que diario de esta famosa escritora brasileña. Un estilo sobrio y elegante que mueve a la reflexión serena y apacible. Queda pendiente iniciar la lectura de sus novelas.