Title | : | Lo splendore della vita |
Author | : | |
Rating | : | |
ISBN | : | 8860614228 |
ISBN-10 | : | 9788860614223 |
Language | : | Italian |
Format Type | : | Paperback |
Number of Pages | : | 368 |
Publication | : | First published January 1, 1991 |
Lo splendore della vita Reviews
-
Ho letto questo libro grazie all'iniziativa #ioleggoperchè e sinceramente sono rimasta delusa. Mi aspettavo qualcosa di "splendido", proprio come dice il titolo, ma purtroppo non è stato così. La storia che ci viene presentata è quella di una donna, Giulia, che affronta la sua vita dopo l'operazione al seno a causa di un tumore. Dato il tema molto interessante e delicato, pensavo che Giulia continuasse la sua vita cercando di dimenticare il male e riprendere la situazione in mano. Invece mi sono trovata una donna assetata di sesso che tradiva l'attuale compagno, pur essendo incinta di lui, con un altro uomo con la giustificazione di volersi sentire desiderata. Giulia mi è sembrata una donna egoista, viziata e indecisa. C'erano troppe idee per questo libro, messe insieme a forza, abbandonando un filo conduttore che si riesce a trovare solo a tratti.
Ho apprezzato davvero pochi personaggi, oltre allo stile di scrittura molto scorrevole dell'autrice. -
DNF 1/2 through
I read this book for Italian class and got enough to write a review for it.
Basically, this was not my type of story, not a fan, personally. -
Considerando che ho scoperto solo a lettura ultimata che fosse il seguito di un altro libro della Modignani, ho trovato i personaggi incoerenti, volubili, capricciosi e stereotipati. Molti pezzi della storia erano dati per scontati, anche in riferimento a personaggi che in teoria sarebbero nuovi in questa storia. Profondità dei dialoghi che manco i Baci Perugina. Insomma, una lettura leggera e buona solo per i periodi in cui si vuole staccare un po' da letture più impegnative.
-
Sveva Casati Modignani traz-nos novamente Giulia, personagem do livro já publicado Desesperadadamente Giulia, que narra sobretudo a doença da personagem principal e o seu antigo amor por um cirurgião famoso Ermes.
Em “O esplendor da vida”, Sveva continua com as angústias de Giulia, desta feita com crises no relacionamento que tem com Ermes e com o seu filho Giorgio que atravessa uma adolescência difícil onde imperam as drogas e as faltas na escola.
Apesar de se sentir tranquila na sua relação com Ermes, vai conhecer Franco Vassalli, um proeminente empresário do mundo da televisão que a vai contrabalançar no amor que sente pelo companheiro de algum tempo.
Como muitas pessoas que têm sucesso na vida profissional Franco Vassalli vai somando alguns inimigos. Um estranho assalto nos seus estúdio de televisão e o rapto da sua mãe. Serena que sempre se impôs sobre o filho, sofre de Alzheimer e vive num mundo de fantasia, mas isso não impede que exista uma espécie de complexo de Édipo para Franco.
Com o interesse em convencê-la a passar o seu mais recente livro para uma série de televisão, Franco aproxima-se cada vez mais de Giulia.
Apesar de gostar muito da autora italiana este não foi o livro que mais gostei de Sveva. Primeiro porque Giulia, apesar de todos os problemas que acarreta ao longo da sua vida, está constantemente a fazer-se de vítima e procura estar sempre rodeada de pessoas que a adulem. Uma mulher que se diz forte, mas que sinceramente acho muito fraca, que quando se depara com uma situação mais problemática como é o caso do filho, o leva para o seu ex-marido para ele tentar convencê-lo a mudar. Para já não falar do seu amor por Ermes que é sempre posto à prova. -
Not the worst I've read. It's nice in a hurried and summarized way. Not badly written altogether but it sure does look she wants to produce a book per year and still enjoy lots of hollidays.
If it were more than a resumé it would probably be nice.
All the characters are predictable and very, very stereothyped. I wish in real life everyone were as in this book: rich, beautiful, rather nice and had lots of money. Even the weather is nice.
The ending is terribly predictable and badly finished. I guess she had to go shopping to a party and had to hurry or sth.
Nice book if you're in holliday and only intend to read a few chapters before leaving it behind. -
[Wrote in Portuguese]
"O Esplendor da Vida"... Tenho que admitir que não foi um bom começo na aventura pela escrita de Sveva Casati Modignani, à qual, há já imenso tempo, estava curiosa por ler. Este livro foi escolhido à sorte, tenho que admitir, e, só depois de requisitado é que descobri que era uma continuação de uma outra obra, "Desesperadamente Giulia", que, tal como o nome diz, gira à volta da escritora Giulia de Blasco, após um período difícil da sua vida, em que lhe foi diagnosticado cancro, reencontrando depois o grande amor da sua juventude, Ermes Corsini, o cirurgião que a libertou de um terrível fardo. Este livro fez-me lembrar muito uma novela, na verdade, acho que já percebi que esse é o estilo da autora. Penso que a autora poderia ter desenvolvido mais o livro e torná-lo numa história mais interessante que esta que me foi apresentada. As descrições de certas cenas estavam escritas de maneira relativamente pobre comparado ao início de alguns capítulos. Não consegui bem imaginar as personagens, pelo que nem todas têm descrição física, aliás, a que mais me custou formular uma ideia na minha mente foi Giulia, e devo dizer que fiquei bastante desiludida com esta personagem, que chamam de emblemática no resumo da aba. Giulia tinha imensos problemas com o filho, e, por isso, questionava constantemente as suas capacidades como mãe e acusava-se de todos os males que aconteciam com Giorgio. Ao mesmo tempo, mesmo vivendo ao lado do homem que ama, não se sente atraente nem desejada, e aí conhece Franco Vassalli, um empresário ambicioso com um gosto especial por mulheres mais velhas, que, ao conhecer Giulia, a torna na sua mais recente presa, e esta, estando num período da sua vida pós-vitória-contra-o-cancro, cai que nem um ratinho na ratoeira. Giulia fazia-se constantemente de vítima e acusava todos à sua volta pela sua desgraça, e eu juro que cheguei mesmo a perguntar-me como uma mulher, sentindo-se tão deprimente, pode escrever um romance que se tornou best-seller e que, depois de Vassalli o ler, decide que a autora tem de ser sua. Por isso, sim, de todas as personagens, é a primeira vez que a protagonista é a de que menos gostei em toda uma obra!
Já Franco Vassalli, cheguei mesmo a perguntar-me o que ela vi-a naquela mulher. Um empresário de sucesso, com uma estação de televisão em sua propriedade, pretendendo expandi-la e torná-la numa referência para a TV italiana e ganhar reconhecimento mundial. São algumas as cenas em que nos deparamos com a sua engenhosidade e maneira como manipula outros homens de negócios para conseguir o que quer. Uma coisa que apreciei muito foi a ligação desta personagem com a mãe, Serena Vassalli e o carinho que nutria por ela. Serena foi vítima de maus tratos por parte do pai de Franco, e o seu irmão também seguia as passadas do progenitor. Assim sendo, Serena encontrava conforto com o filho mais novo, que tentava protege-la a todo o custo, e à qual, mesmo depois de crescer, sente uma inexplicável admiração e afeto. Mas não gostei na maneira como a "relação" ente Giulia e Franco se desenvolvia. Não encontrei nenhuma química entre os dois e achei algumas cenas protagonizadas por ele bastante mal escritas e com pouco detalhe, que, consequentemente, não me fizeram sentir qualquer emoção.
Ainda assim, a personagem que acabei por gostar mais foi Marta, a mau-da-fita da obra, ex-mulher de Ermes, sente um ódio profundo pela noiva do antigo marido e faz tudo para os separar. E já nisso, para mim, teve um papel importante, porque alguém tinha de abrir os olhos àquele homem, mas, obviamente, o livro acabou com um final feliz e previsível, não é? Que querem que eu faça? Que sejam felizes para sempre! Mas agora falando melhor de Marta e o porquê de ter apreciado esta personagem: Marta era a típica ricaça que nunca fez nada na vida para além de viver à custa dos maridos cirurgiões, que lhe pagavam a luxuosa vida de rainha. Era atraente, admirada por alguns e outras coisas mais típicas da vilã ricaça que faz tudo para destruir a sua arqui-inimiga. Gostei de Marta por se ter revelado mais interessante do que outras personagens deste livro e por termos partilhado o mesmo sentimento por Giulia, já que todos neste livro pareciam adorá-la. Não que eu tenha odiado Giulia e querido a cabeça dela numa bandeja, porém esta foi a única personagem que parecia não a idolatrar, por isso: "Parabéns, Marta, por seres a única a não achar aquela mulher a última divindade".
A filha de Marta e Ermes, Tea, foi outra personagem que me agradou imenso, talvez a minha preferida. Nos seus 18 anos, Tea revela-se totalmente diferente da mãe, assemelhando-se mais ao seu pai. Encontrou a paz que tanto procurava junto de Marcello Belgrano, um conde falido cuja sogra julga que apenas se aproveita da filha para obter dinheiro, que nem a própria Tea tem, e em Fontechiara, a coudelaria que sustenta juntamente com o namorado, cuidando dos cavalos com dedicação e dando aulas de equitação. Tea raramente tem tempo para si com a vida ocupada que tem com Marcello, todavia, sente-se feliz junto dos cavalos, que julga serem a sua verdadeira vocação.
Esta personagem, tal como outras, apareceu repentinamente a meio da narrativa, e isso acabou por torná-la um pouco confusa. Fez-me lembrar daquelas novelas em que temos o elenco inicial e em que se adiciona mais personagens para "temperar" a história. Não achei este livro nada do outro mundo, na verdade. Achei os capítulos muito curtos e que a história avançava muito rapidamente. Julgo que, com mais umas cem páginas, poderia dar-lhe três estrelas, talvez quatro se as personagens não fossem as do costume, mais do mesmo - para além de Tea - se tivessem sido mais desenvolvidas e se o final não tivesse sido tão previsível. Talvez um dia leia "Desesperadamente Giulia", mas, sinceramente, não estou com grandes esperanças e vontade de reencontrar Giulia num período passado. De qualquer das maneiras, o livro já foi escrito e publicado à 23 anos e não vale a pena chorar pelo leite derramado. Não é uma má obra. Mas podia ter sido muito melhor. -
When you have a book to read for a long time, when reading the first chapter you conclude that you have already read it, but be sure to read the book at the end. I need more books ....
-
Effettive tre stelle e mezzo.
Libro non esaltante e personaggio femminile piuttosto contraddittorio. -
2,5 ⭐️ it’s kinda boring sometimes, the story takes a looong time to develop
-
A continuação da história de Giulia de Blasco e Ermes Corsini, já conhecidos de "Desesperadamente Giulia".
Nesta história, Giulia enfrenta uma série de novos desafios ao seu papel como mãe, mulher, e profissional, com os quais vai aprender um novo sentido para a vida.
-
Não li Desesperadamente Giulia, e só aqui ao ler outros "reviews" me apercebi que este livro era a continuação, embora o tivesse pressentido pela repetição do nome da personagem, porém esse facto não afecta a compreensão de toda esta história como é óbvio. Aprecio muito a forma de escrever simples e fluída de Sveva com pequenos capítulos que nos fazem seguir a história com interesse. Pode parecer uma contradição já que demorei mais de um mês a ler o livro, estar a dizer que se lê muito facilmente, mas este não foi o meu livro de cabeceira, e daí não pegar nele tão regularmente. Será certamente o último livro que leio desta autora com grande pena minha, pela simples razão que provavelmente não encontrarei traduções em inglês e me recuso absolutamente a ler livros em português editados após a imposição do infame AO90. Quem sabe não consiga ler Deseperadamente Giulia em italiano já que tenho uma cópia em pdf.
-
Este livro vem na continuação do outro livro da autora "Desesperadamente Giulia" mas tenho que dizer que gostei mais do livro anterior.
Nesta obra encontramos uma Giulia mais madura, mas só a nível de idade, porque em questões sentimentais encontramos uma personagem muito insegura e com pena de si própria.
Uma mulher que atravessa problemas com a adolescência do filho, o medo que a doença que a assolou no passado possa regressar a qualquer momento, a incerteza se é ou não amada pelo companheiro, a vontade de experimentar uma aventura amorosa extra-conjugal.
A autora poderia ter explorado de outra forma esta personagem, sendo que o rumo da história era já bastante previsível. -
This is one of those books which don't really do it for you but they're not bad either. It's just... another story. I loved the Giorgio character and his relationship with his insecure mother. Also the relationship between Franco and Serena Vassalli was very interesting. Somehow got the feeling that Franco was involved in her kidnapping, in someway, but it doesn't really say that it the book. On the overall, medium story with some nicely designed characters.
-
2⭐
Em jovem, eu viciei em Sveva Casati Modignami e diversos dos livros dela fizeram me apaixonar por literatura (sendo o Feminino Singular o meu favorito ainda hoje) porém rapidamente perdi o fator de novidade pois a grande maioria dos livros dela são extremamente semelhantes entre si.
Hoje em dia, na minha opinião mais apurada após ler mais livros, considero que as histórias que ela conta carecem em profundidade e desenvolvimento. -
6,5 de 10*
É um romance ligeiro, na minha opinião, não o melhor desta autora. É de fácil leitura, bom para relaxar, mas sem grande profundidade.
Comentário em:
http://abibliotecadajoao.blogspot.pt/... -
Finalmente il lieto fine tanto atteso per la protagonista del romanzo, Giulia. Sveva Casati Modignani riesce sempre a impreziosire i suoi libri con mille sfumature piacevoli, come ad esempio grazie alle descrizioni delle diverse personalità dei personaggi.
-
Este livro é a continuação de Desesperadamente Giulia, a história que me fez ficar fã da autora. Uma boa leitura como seria de esperar!
-
N li o 1º e sinceramente este n me entusiasmou. Até meio custou um pouco e pensei em desistir de ler, mas dos começou a interessar-me mais e acabei por o terminar.
-
La trama piuttosto debole ha alcuni sprazzi di originalità solo nelle parti in cui Giulia, la protagonista, si confronta con il potere positiva della scrittura.