Tudo Aquilo Que Eu Não Sou (Portuguese Edition) by Fernanda Campos


Tudo Aquilo Que Eu Não Sou (Portuguese Edition)
Title : Tudo Aquilo Que Eu Não Sou (Portuguese Edition)
Author :
Rating :
ISBN : -
Language : Portuguese
Format Type : Kindle Edition
Number of Pages : 640
Publication : Published November 17, 2017

Quando Vênus Maia decidiu fazer o curso de História, ela não imaginou que sua vida seria confrontada com todos os fantasmas de seu passado, até então escondidos a todo custo nas garrafas de bebida, nos tragos de maconha e nas cocaínas divididas em festas. Tudo parecia perfeitamente normal para a garota, por mais que seus amigos não tivessem tanta certeza disso. E continuaria bem, se ela nunca tivesse encarado os olhos verdes críticos na sala de aula.
Pedro Vale é tudo o que Vênus detesta num homem - ele é careta, conservador, rico demais e não perdoa erros. Mesmo assim, ambos dividem amigos e são obrigados a conviver fora dos muros da Universidade. Uma tarefa nada fácil para a garota. E menos ainda para ele, que voltou à cidade natal no intuito de finalizar uma história em suspenso, por um trágico acidente de carro, antes de seguir em frente. O que deveria ser fácil, não fosse Vênus Maia, suas dores, e o passado em comum que os juntava muito mais do que parecia saudável para ambos.
Agora, que seus mundos tão distintos colidiram, eles não podem evitar a explosão. E, pensando bem, talvez nenhum dos dois queiram isso...


Tudo Aquilo Que Eu Não Sou (Portuguese Edition) Reviews


  • Marcelle Machado

    4,5 arredondado pra 5 pq a Fernanda merece todas as estrelas sempre. Tudo Aquilo Que Não Sou é um livro com temáticas difíceis sem cair em clichês com uma protagonista totalmente imperfeita, mas acima de tudo, bem humana. Acho que a maior força da Fernanda como escritora é criar personagens que poderiam existir (alguns Rafaels deveriam mesmo), e a Vênus é a mais realista de todos. A Fernanda poderia usar todos os clichês de redenção e todo mundo se perdoando e fazendo as pazes no final, mas nem sempre há espaço pra redenções. Às vezes aprendemos a seguir em frente e a conviver com nossos erros e imperfeições, sem deixar que o que nos deixa pra baixo nos leve a uma espiral de auto destruição.
    Outra coisa que vale a pena mencionar é como a amizade entre a Vênus e a Juliana tem seus altos e baixos. Quando li As Estrelas Sabem, fiquei um pouco com a impressão de que a Juliana orbitava ao redor da Vênus em alguns momentos, mas em TAQNS, essa amizade é melhor explicada. Não digo desenvolida pq já tem desenvolvimento em AES, mas a conversa esclarecedora aqui realmente ilumina alguns pontos.
    Pedro ter sua voz foi necessário, e até achei que poderia ter mais. O relacionamento dele e a Vênus no começo tem aquela coisa de "já estava escrito", mas tem algo que pode atrapalhar tudo, só que a Fernanda de novo subverte esse clichê, pq é como na vida, quando a pessoa quer, não inventa desculpas. Claro que querer não basta, nesse caso, senão o livro teria menos capítulos, mas tanto Vênus quanto Pedro lidam com problemas concretos para ficar juntos, e não com impedimentos que só atrapalhariam mesmo pq o autor que quer.
    O que incomodou um pouco é que faltou mais desenvolvimento da parte da Luana, de entener melhor as motivações dela. Ela até aparecia mais nos capítulos do Pedro, mas ela é uma personagem que realmente merece mais espaço. Ainda bem que logo menos o livro contando a história dela estará entre nós.
    Super recomendo a leitura, o tema de drogas e como lidamos com viciados é bem tratado, inclusive ressaltando a diferença entre vício, abuso e dependência.

  • Regina Peixoto

    "Tudo aquilo que não sou eu" não é um romance para qualquer um, assim como sua protagonista, Vênus, não é para qualquer um. Mas foram para mim.

    Gosto de personagens com falhas, e as delas eram inúmeras. Mas ela era complexa, imprevisível e ainda que seu comportamento destrutivo a dizesse difícil de se identificar, foi fácil de gostar para mim.

    Não só Vênus te chama para ela, mas todos os personagens são bem delineados - ainda que os secundários não tenham seus dramas tão desenvolvidos quanto dos protagonistas, você sabe quem são e torcem por eles.
    Não é uma leitura fácil, e diversos avisos de gatilho devem ser feitos, mas eu genuinamente gostei da experiência e dos personagens, não só dos protagonistas: me vi torcendo por Caio e Lua, Juliana e Rafael tanto quanto torcia por Vênus e Pedro.

    Comprei o livro na pré-venda e, depois de ver um tweet da autora dizendo que foi feito para ser lido de uma vez só, demorei para começar por não achar tempo. Só interrompi a leitura para dormir, e acordei pensando na história e nos personagens, porque eles ficam com você.

    Apesar de muitos pontos da história parecerem um compilado de diversas influências e referências, fiquei feliz com a imprevisibilidade dos acontecimentos: (spoiler?) o mistério que envolvia parte do enredo não foi deixado pra ser revelado ao final, o que aprecio, e também não criou um rombo na história, como o esperado nas fórmulas românticas. (/fim do semispoiler)

    Destaquei muitas passagens do livro, e isso pra mim é indicativo de uma bela escrita, porque vejo poesia na prosa. Recomendo para quem gosta de histórias fortes, com gente cheia de personalidade e que buscam o autoconhecimento.

    Pretendo ler outros livros da autora.