Bestiário Tradicional Português by Nuno Matos Valente


Bestiário Tradicional Português
Title : Bestiário Tradicional Português
Author :
Rating :
ISBN : 9899966908
ISBN-10 : 9789899966901
Language : Portuguese
Format Type : Hardcover
Number of Pages : 64
Publication : Published October 31, 2016

O Bestiário Tradicional Português é a primeira obra que reúne e ilustra as criaturas fantásticas que povoam o imaginário nacional.
Homem do Saco, Bicho-Papão, Olharapos, Ganchas e Trasgos são apenas alguns exemplos de cerca de 40 criaturas genuinamente portuguesas, a maior parte nunca antes ilustradas.
Recorrendo a fontes escritas e a extensa recolha oral, os autores procuraram sistematizar informação muito dispersa e variada, recolhida ao longo dos anos por si e pelos mais ilustres etnógrafos portugueses, como Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso e também Alexandre Parafita, Alexandre Herculano, Júlio Dinis e Teófilo Braga.
Nuno Matos Valente elaborou a pesquisa e o texto e Natacha Costa Pereira ilustrou, interpretando artisticamente séculos de memória coletiva.


Bestiário Tradicional Português Reviews


  • João Teixeira

    Releitura em 2021.

    Este livro é extraordinário por nos dar a conhecer algumas das figuras tão típicas do nosso folclore, mas que, infelizmente, se vão perdendo na espuma dos dias da vida contemporânea, bem mais citadina do que a vida do passado. Estas figuras, mesmo sendo imaginárias, representam os medos ou os perigos reais dos quais as comunidades se tentavam proteger. Devido às mudanças sociais decorrentes da vida contemporânea, o folclore e todos os reflexos das nossas especificidades culturais tendem a desvanecer-se e a serem substituídos por outros, estrangeiros, propagandeados pelos meios de comunicação social, pela literatura e pelo cinema (nomeadamente anglo-saxónicos). A mudança trouxe novas criaturas e novas celebrações, mais adaptadas à sociedade multicultural e de consumo actual, relegando as figuras míticas e lendárias autóctones ao esquecimento...
    Quem sabe quem é (ou o que é) a Coca? A Maria da Manta? A Maria Gancha? A Peeira de Lobos? O Corrilário? As Jãs, as Hirãs, os Maruxinhos, as Almajonas, as Bisarmas? A Velha da Égua Branca? O Homem do Chapéu de Ferro? O Secular das Nuvens? O Tatro Azeiteiro?
    E ainda há mais uns quantos, esses mais conhecidos: Trasgos, o Bicho-Papão, o Homem do Saco, as Moiras Encantadas...

    Só não dou 5 estrelas, porque o texto introdutório parece ter sido pouco trabalhado. O que lá está escrito é bastante pertinente, mas não está articulado da melhor forma. Sobre algumas das criaturas, vê-se claramente que havia pouco a dizer (o Dianho, a Zorra Berradeira, o Verdugo Barbudo), mas foi bom serem incluídos, claro. As ilustrações, por seu lado, também não são especialmente bonitas nem interessantes. Fora isso, o livro é mesmo muito bom por dar um contributo excepcional nesta área do nosso folclore.

  • Mara

    5*
    11/06/2023

    Seguramente que toda a gente já foi ameaçada com o homem do saco, ouviu alguém falar de aventesmas e conhece histórias de lobisomens e moiras encantadas.
    Este livro é uma compilação e coletânea dos monstros do imaginário português e temos, então, aqui presentes estas figuras que povoaram a nossa infância e de que, às vezes, ainda falamos. Algumas criaturas são mais comuns em determinadas zonas do país que outras mas é muito interessante ver de onde são oriundas e se ainda vigoram.
    Uma vez que Portugal foi assimilando culturas e também passando a sua cultura é perfeitamente natural haver algumas influências celtas e mouras, em relação a algum tipo de bestiário.
    Livro infantil muito bem elaborado, explicado sem cair no simplismo forçado e com ilustrações bastante engraçadas (de acordo com a tradição oral que permitiu a sua representação gráfica).

  • Patricia Morais

    Uma coleção de criaturas muito interessante para quem é fã de monstros e outras lendas, especialmente num contexto nacional para dar a mostrar a nossa cultura folclórica. Obviamente há falta de informação sobre estas criaturas, tal como os próprios autores indicam portanto fiquei a desejar mais, mas mesmo assim, um livro fantástico.

  • Rachel

    Had to translate this to English when I got it. I can't vouch for the quality of the illustrations but for a children's book they suffice. That said I really appreciate the effort that went into gathering the information on these rare creatures.

  • Cristina

    Publicado com imagens em
    Os Rascunhos

    Há algum tempo que procurava adquirir este livro – uma compilação de algumas criaturas que surgem no imaginário tradicional português. Algumas delas foram alvo de histórias na antologia Insonho, que infelizmente não teve muitos volumes disponíveis em Portugal (se bem me recordo, tinha um nível de qualidade bastante elevado).

    Este livro tem, no entanto, um público alvo mais jovem. A cada página apresenta-se uma criatura, com uma breve descrição e uma ficha de criatura que inclui dados como Habitat, Alimentação e Dimensões. Adicionalmente, existe uma imagem (de contornos toscos, semi cómicos) onde se acrescentam curiosidades (ou legendas) e algumas piadas.

    Temos, assim, uma secção sobre medos e papões (com bichos como Homem do Saco, Insonho ou Maria Gancha), outra sobre os corredores de fado (com tardos ou lobisomens), animais (Verdugo Barbudo ou Bicho Cidrão), fadas moiras e bruxas (moiras encantadas ou mulher marinha), espíritos fantasmas bruxos e demónios (com aventesmas ou dianhos), criaturas diminutas (trasgos e labregos) ou gigantes (como olharapos ou bisarmas). Cada secção tem várias criaturas, explicadas de forma sucinta.

    Como Bestiário, trata-se de uma compilação interessantes, que pega nos principais grupos de criaturas e as apresenta em meia dúzia de linhas, constituindo uma recolha curiosa de várias regiões. É, sobretudo, uma leitura curiosa para os mais jovens. Mas no meu entender, este bestiário poderia ser ainda mais interessante, se contivesse algumas histórias completas em torno destas criaturas – é que mesmo depois de alguma pesquisa, é-me difícil encontrar algumas das lendas onde estas bestas se encontram.

  • Saidseni

    Os meus sinceros parabéns aos autores e editores deste livro, é maravilhoso!

  • Bibliotecas Afonso de Paiva

    Extraordinário! Uma extensa e apurada pesquisa e seleção de criaturas imaginárias da tradição oral portuguesa! Uma delícia para os miúdos e graúdos!

  • Patrícia Lameida

    Encontrar informação sobre folclore nacional não é tão imediato como se possa pensar. Na verdade, fora de trabalhos mais académicos, este livro infantil foi a melhor obra que encontrei.

    Porque andei à procura? Bem, outras conversas. No entanto, achei delicioso que esta fosse a obra mais completa e acessível com o tema, e achei perigoso que a mesma esteja já esgotada na editora que a publicou.

    Este parece ser um livro simples, mas intuo que haja nele imenso trabalho – investigação, diálogo, caminho percorrido pela terra que é nossa e que vamos esquecendo porque deixamos entrar tanta informação externa, por tantos meios que ofuscam a oralidade. Ao lê-lo encontro raios da minha infância, flashes de um dito ou outro, largado com uma gargalhada cheia de recordações. Cresci numa aldeia do norte de Portugal e, apesar de ser uma população tradicional, muito chegada à terra e costumes, não fui criada com papões e assombrações em cima. Quando me falavam destes “seres” faziam-no com humor, e contavam da própria infância, traquinices e brincadeiras que já não chegaram à minha geração.

    O “Bestiário Tradicional Português” trouxe-me mais, mostrou-me a variedade do imaginário coletivo nacional e regional, e quão deliciosa é essa variedade. Uma exploração ficcional destes seres seria uma delícia, e agradeço aos autores deste livro por mos mostrarem de forma simples (como se mostra a uma criança, LOL).

     

    Para quem tenha interesse no tema, é uma excelente aquisição. Sugiro que se despachem na procura, parece-me que não haverá muitos exemplares por aí.

  • Bernardo Luz

    Uma excelente introdução, algo superficial mas ampla, ao tradicional fantástico português. Muito bem organizada. Deu vontade de explorar a etnografia portuguesa a fundo, será um grande prazer se o Nuno Matos Valente publicar algo mais detalhado nesta temática.
    Apesar do cativante uso de cor e a maioria dos conceitos, a arte simplesmente não faz o meu gosto, nem na minha opinião o estilo assenta bem com a temática de bestiário / guia de campo.

  • Ana

    Um livro engraçado que é exactamente o que diz ser, com ilustrações e pequenos textos sobre as criaturas.