Introdução aos Estudos Literários by Erich Auerbach


Introdução aos Estudos Literários
Title : Introdução aos Estudos Literários
Author :
Rating :
ISBN : 8540508680
ISBN-10 : 9788540508682
Language : Portuguese
Format Type : Paperback
Number of Pages : 448
Publication : First published January 1, 1949

Introdução aos estudos literários foi escrito em 1943 para alunos da universidade de Istambul, durante o exílio forçado do autor. Nele, de forma ao mesmo tempo erudita e clara, Auerbach explica as bases de sua abordagem da literatura. Chamada de Filologia Românica, ela dá unidade à literatura europeia ao longo da história, partindo do Cristianismo e do latim. O livro descreve a evolução das línguas modernas derivadas do latim e traça um panorama dos períodos literários da Idade Média ao século XIX.


Introdução aos Estudos Literários Reviews


  • Fernanda

    Em geral é um livro muito bom, mas me decepcionei bastante e acho que não se deve só a uma expectativa minha. A proposta do trabalho é apresentar um panorama dos estudos linguísticos e literários das línguas românicas. O grande problema é que o Auerbach basicamente fala da França, dando um certo espaço pra Itália, um pouco pra Espanha e migalhas pra Portugal. Romênia então é mencionada quase a título de curiosidade. E o português acabou ficando abaixo até do catalão. Tem uma capítulo que ele abre um tópico de literatura espanhola e no penúltimo parágrafo cita Os Lusíadas em três linhas. Tipo.

    Tentando com muito esforço ignorar esse fato, o domínio do contexto histórico que esse homem tem da literatura é gritante; lembrando que a área dele é de Letras. O capítulo sobre as Invasões Bárbaras foi um belo resumo de um semestre inteiro que eu tive de história medieval na faculdade (ou talvez até de dois). Isso é particularmente ótimo porque o leitor pode se situar muito bem já que a exposição é feita de uma forma bem didática e acessível.

    A parte que eu tive mais dificuldade foi a de formação das línguas, isso porque não sei francês nem latim, mas nada que não possa ser entendido, até porque o autor se esforça em comparar os exemplos dados com palavras nas outras línguas.

    Resumindo: pra quem sabe francês, e se interessa pela língua e história da literatura francesa até o século XIX esse livro é ótimo, especialmente se for leigo ou tiver uma noção superficial do assunto. É muito bom também pra quem se interessa pelo desenvolvimento das línguas românicas em geral; fiquei quase emocionada por ver como a língua em si é algo vivo. Pode ficar um pouco cansativo porque quando começa a parte de estudos literários (mais ou menos metade do livro), tem muita contextualização, parece um livro de história mesmo.

    3.5/5

  • charta

    Ai miei tempi si preferiva indirizzare gli studenti verso la manualistica di stampo prettamente italiano - Pasquali, ça va sans dire, era un must - forse per un latente desiderio di rivalsa verso la scuola germanica e la scuola francese (gli italiani sono arrivati dopo, purtroppo).
    Questa lettura nasce dal desiderio di conoscere l'Auerbach filologo dopo averne apprezzato la genialità di dantista e critico letterario (esemplari i suoi studi su Dante e tutt'ora insuperato il celeberrimo Mimesis).
    Direi che ho fatto decisamente bene.

  • André Martins

    Resumo da história das línguas e literaturas neolatinas (o destaque principal vai para o francês e o italiano; fala-se outro tanto do espanhol e do provençal; do resto, praticamente nada) desde seu surgimento na baixa Idade Média, precedido de uma revisão introdutória de métodos na análise de textos. Muito útil para quem está começando e não quer passar vergonha, sem deixar de ser uma leitura empolgante.

  • Guilherme

    Auerbach mostra neste texto de caráter introdutório (como sugere o título) sua habilidade crítica incontestável. O panorama feito da literatura românica em associação ao desenvolvimento linguístico mostra não somente uma erudição profunda do crítico, mas também uma perspicácia assombrosa. Por mais que muitos de seus argumentos já estejam ultrapassados (e causem discordâncias gerais na crítica contemporânea), sua metodologia é invejável. Certamente um dos pontos altos a crítica literária do século XX é a obra de Auerbach, e, nesta obra, pode-se já sentir um pequeno gosto do que o intelectual mesmo desenvolve na sua obra prima "Mimesis". Para os interessados no ingresso do estudo de literatura, o panorama - que cobre especialmente a literatura francesa - é interessante. A ressalva a se fazer, contudo, é a negligência do crítico quanto à literatura de língua portuguesa (praticamente ignorada em seu panorama, com algumas poucas alusões) e o pouco caso com a grandissíssima obra espanhola. De qualquer modo, porém, é uma obra essencial para a crítica literária.

  • Dadou Stella


    Introduzione alla filologia romanza