O Marxismo e a Questão Racial by Carlos Moore


O Marxismo e a Questão Racial
Title : O Marxismo e a Questão Racial
Author :
Rating :
ISBN : 8561191341
Language : Portuguese
Format Type : Paperback
Number of Pages : 134
Publication : First published January 1, 2010

Carlos Moore apresenta aqui um repensar das origens do pensamento político de esquerda no Brasil e pretende destruir o lugar-comum teórico sobre os clássicos do pensamento sociológico. Contrapondo teorias Marxistas com ideais antirracistas do Movimento Negro, Moore visa demonstrar que os autores do Manifesto do Partido Comunista eram racistas, adeptos e defensores da superioridade dos povos europeus, 'supremacia branco' na condução da história mundial. Dessa forma, Moore aponta para a construção de um conhecimento que alcance além da discriminação racial existente em pensamentos ditos de esquerda e progressistas.


O Marxismo e a Questão Racial Reviews


  • Lucas Bomfim

    Demonstra como o marxismo não serve de ideologia anti colonial, anti supremacista branca, visto que é imbuído nestes mesmos ideais. As mesmas noções da história presentes em Hegel e outros representantes do idealismo alemão se encontram em Marx e Engels. As 4 estrelas ao invés de 5 se dão pela discordância que tenho quanto ao valor do marxismo-leninismo como forma de entender o mundo, dadas suas posições quase que positivistas, no que cientificistas, e teorias econômicas errôneas.

    Não havendo valor no aspecto de análise histórica, econômica e social, nem do ponto de vista epistemológico, não há muito que se salve no marxismo além de seu lado pragmático: eventos como a revolução chinesa não ocorreriam sem ele, e provavelmente qualquer revolução ocorrida em sociedades que antagonizassem os países ocidentais ainda teria caráter liberal.

    As lutas de povos subjulgados devem sair do plano puramente econômico e seguir para um lado mais subjetivo e pessoal. Carlos Moore enxerga isso e deu para ver pelo posfácio deste livro que em sua outra obra ele dá atenção a supremacia branca e seu equivalente oposto no lado negro, negando a relação entre este e o capitalismo, tendo origem muito mais longínqua e podendo ser enxergado já na antiguidade.

    Edit: Mais tarde eu tentei ler o outro livro deste autor, mas abandonei por não ser muito bom.

  • Matheus Cardoso

    Uma das análises mais superficiais que já tive o desprazer de ler. Mal intencionado a ponto de inventar citações para provar seu ponto. O desespero anti-comunista do autor é latente, não consegue especificar nenhuma análises coerente sobre o trabalho de Marx em si.

    Se você quer qualidade e honestidade no tema da raça no Marxismo, conferir
    Marx Nas Margens - Nacionalismo Etnias E Sociedade Nao Ocidentais,
    Mulheres, Raça e Classe,
    Por uma revolucao africana - Textos politicos (disponível numa tradução antiga aqui:
    https://www.marxists.org/portugues/fa...) ou
    Os jacobinos negros.