Title | : | A Viela da Duquesa |
Author | : | |
Rating | : | |
ISBN | : | 9724132757 |
ISBN-10 | : | 9789724132754 |
Language | : | Portuguese |
Format Type | : | Paperback |
Number of Pages | : | 528 |
Publication | : | First published January 1, 2001 |
Narrando as histórias pessoais destas personagens, marcadas por tragédias e paixões, Sveva Casati Modignani percorre todo o século XX num romance que exprime os pontos de vista dos humildes e dos poderosos. Este entretecer de vidas privadas e grandes eventos, propicia aos leitores páginas intensas que reconstituem com realismo o espírito de uma época e exaltam a força dos sentimentos e dos ideais.
A Viela da Duquesa Reviews
-
Um livro que leva o seu tempo a ganhar ritmo correcto. Uma saga familiar dos encontros e reencontros de duas famílias italianas.
No início achei que tinha falta de consistência, dando grandes saltos temporais sem grande justificação, em poucas folhas a história conseguia dar voltas e reviravoltas, aconteceu várias vezes pensar que o fim livro estaria próximo, pois já tinha acontecido tanta coisa que o desfecho seria inevitável. -
I libri possono essere letti a qualunque età, e a qualunque età, naturalmente, la lettura fornirà comunque emozioni e spunti di riflessione. E questo è un fatto. Ma forse ogni libro ha una sua età speciale, che entra in intima relazione con la tua età e la tua molteplicità, e che ti consente di apprezzarlo al meglio, o almeno, di provare emozioni particolari, forse appagamento, e, perché no, insegnamento.
Mentre leggevo, e mi commuovevo, avevo la sensazione che questo libro avrei dovuto leggerlo solo in quella fase della mia vita.
[15 aprile 2007] -
Tenho gostado até agora de todos os livros que li desta escritora e este foi sem duvida um dos mais bonitos que li dela. Um livro sobre a amizade entre mulheres de diferentes estratos sociais, que atravessa o século XX, focando-se principalmente nos seus 1ºs anos, com todas as convulsões sociais e guerras que existiram. Recomendo sem duvida a quem ainda não leu este bonito livro
-
A beautiful, touching story about life in Italy before, during and after World War II. With this book, we can really understand some of what people went through during that time. A powerful story about love and how far we can go for it.
Favourite Character: Josepha -
Acabei.
É uma história bonita e bem escrita, tem como pano de fundo episódios reais da nossa história, focando sobretudo esse período em Itália.
As personagens são fortes, conseguem transmitir-nos os seus sentimentos, no entanto não deixa de ser uma história demasiado dramática para mim. -
I really enjoyed this book. Loved to be back in Naples.
I loved how the writer described the impact of the Great Wars on the population,the historical aspects, the relationships, the struggles, the descriptions. It was really interesting. Teresella and Josefa were really great, the way they cared for each other was increadibly beautiful, just like Teresella and Thea's relationship was, so sweet. These women's perseverance and strength are simply admirable, how they pushed through adversities, especially Teresella, wow. Their thoughts were another aspect I really, really enjoyed, how they questioned some acts, the regime and made some decisions.
I found it really interesting how Thea always wanted to reject her mother's heritage ever since she was a child and, at the end, she went back to get it back and embrace it.
There was this one character, Rosalia, (her kids too) that made me remember Ferrante's books and how mean some people were in there.
Now that I think about this book, somehow I feel all warm and fuzzy thinking about the characters.
I'm not sure if I'm going to pick up any of the other books by Sveva Modignani, at least for now, probably will, if they are available in the library.
P.S.: Everytime they mentioned the Sachertorte, my mouth would salivate a little, gosh, it looks like a little piece of sin. -
Adorei!Adorei!Adorei!Obrigada Ana pelo conselho!Segue-se a Siciliana!!
-
Este foi o primeiro livro que li desta escritora e este mês tive o enorme prazer de reler.
-
“A vida, para ser perfeita, deve ser como um círculo que se fecha no ponto em que começou.”
que livro maravilhoso!
a Sveva é brilhante, a sua escrita é tão convidativa, entra e enraíza-se em mim e é impossível não me ver envolvida na atmosfera e ambiente que ela destina a cada livro.
a Itália, sempre presente, traz-me cada vez mais encanto, sendo o segundo livro que leio dela, vai crescendo à vontade de ler todas as suas obras.
há qualquer coisa de mágico, há mesmo magia, nestas páginas e nestas histórias que me envolvem completamente.
mulheres fortíssimas, cheias de sofrimento sim, mas tão bem caracterizadas, diálogos tão honestos, verdadeiros e crus.
percorremos um século, várias gerações, as diferentes classes e vidas, acompanhamos duas guerras mundiais e como afectaram a Itália e a Áustria.
podem ser livros já muito antigos, mas servem como uma luva com tantas passagens do que aconteceu no passado e que, mais uma vez, está a acontecer precisamente nos dias de hoje.
livro excecional ♥️ -
Um livro apaixonante que nos arranca sorrisos e tristeza em igual dose. Em poucas folhas a história consegue dar completamente a volta e reviravoltas, aconteceu várias vezes quando pensei que já estivesse para acabar o livro, pois já tinha acontecido tanta coisa que o desfecho devia de estar próximo, via a quantidade de folhas que ainda faltava e ficava muito surpreendida. Que mais podia ainda acontecer? E que feliz ficava por ainda poder estar mais tempo na companhia destas personagens inesquecíveis. Comecei realmente a ficar mesmo triste quando vi cada vez mais as folhas a escassearem e vi que desta vez estava mesmo chegar ao fim.
A Viela da Duquesa fez-me pensar mesmo muito na humanidade, nas pessoas, na vida, no passado, na minha própria história, na história dos que já partiram, nas vidas daqueles que tiveram de passar por tudo aquilo, as grandes guerras, a tensão, o desespero, a fome, as doenças, as pessoas terem de se separar daqueles que mais gostam sem saber se irão voltar a ver-se, pais, filhos, irmãos, tios, sobrinhos, avós, netos, amigos, fez-me pensar pensar nos conflitos que continuam hoje em dia, nas mentiras, na ganância, mas também na compaixão, na honestidade, na alegria, na vontade de lutar, de dar as graças, um monte de sentimentos que vivi em todas aquelas páginas. Senti-me mesmo muito feliz, daquela maneira que só os livros nos fazem e fiquei completamente agarrada à história, com este livro aprendi muito e fez-me muita companhia.
(continuar a ler aqui:
http://vamosdoarlivrosanossabibliotec...) -
Já andava a namorar este livro na minha estante da vergonha há uns tempos. Tinha curiosidade em lê-lo mas, ao mesmo tempo, algum receio porque nunca tinha lido esta autora. Bem... só vos posso dizer que fiz mal, muito mal, em não o ter lido antes e, agora, quero ver se, em breve, leio mais alguma coisa de Sveva Casati Modignani.
A Viela da Duquesa leva-nos numa viagem por quase um século. O XX para ser mais exacta. E leva-nos, nessa viagem, em primeira classe com a condessa Josepha Paravicini e a sua família mas também na classe económica, a que não sabe o que vai comer na refeição seguinte com Teresa Avigliano e a sua família.
A amizade improvável destas duas grandes mulheres é o ponto de partida para um livro recheado de acontecimentos reais e imaginários, de encontros e reencontros entre ambas e entre as duas famílias, mostrando como as guerras e os problemas sociais podem afectar todas as relações.
Personagens fortes que nos atraem, uma história que nos prende, diálogos bem construidos e a realidade a misturar-se com a ficção de forma credível. Uma ou outra pitada de humor. Estes são os ingredientes para um bom livro. Um bom livro como A Viela da Duquesa que merece ser lido e degustado.
Só uma curiosidade. Uma parte do livro refere-se à gripe espanhola. E fala na necessidade que as pessoas tiveram de ficar em casa para se proteger mas que algumas quiseram fugir para o campo, acabando por levar a doença com elas para zonas bastante mais desprotegidas. Faz-vos lembrar de alguma coisa? -
Finalmente acabei de o ler... mais de dois meses depois de o ter recebido. Gostei... mas não foi dos meus favoritos. São desgraças a mais. A história é bonita, fala de mulheres muito corajosas que enfrentam a vida. No entanto o pano de fundo, embora real, é muito dramático. Talvez seja esta a altura da minha vida em que prefiro livros mais calmos. No entanto, não deixa de ser um livro espectacular.
-
A Viela da Duquesa conta-nos a história de Itália através da vida de três mulheres de três gerações diferentes, que viveram um dos mais conturbados períodos da história.
Lido há imensos anos, pouco me recordo dos pormenores da história, mas recordo-me bem do sentimento que me deu ao o terminar.
Um romance lindíssimo!
O meu preferido da Sveva! -
Uma história fantástica, que me transportou de forma magistral para as ruas dos bairros de Nápoles durante o século passado e que retrata muito bem, quer as personagens, quer o ambiente geopolitico da época.
-
L'unico libro che merita veramente di essere letto (e comprato) di Sveva Casati Modignani. Un fantastico affresco storico visto dalla parte delle donne, una storia di amicizia e forza femminile lunga due genrazioni, scritto bene e con personaggi memorabili.
Ecco, poi scordatevi che quest'autrice esista perchè gli altri romanzi che ho letto (e ne ho letti molti, pensando di trovarli belli come questo)sono Harmony incrociati con Beautiful. Comunque questo vale la pena. -
Está história é comovente como a própria vida. A história desta família, entre o Tirol e a Itália, passa pela guerra, pelas convicções políticas socialistas, pela tirania, fascismo e pelo comunismo. Entre ricos e pobres, o amor, o ódio, a morte e a fome, Teresella e Josefa são um exemplo de força e resiliência. São perturbadoras as passagens sobre a exploração e abusos que as camadas mais frágeis da sociedade sofriam às mãos dos "patrões".
-
"A Viela da Duquesa" foi o primeiro livro que li desta autora e gostei muito!
É arrepiante o carrocel de sentimentos e emoções que brotam das palavras escritas por Sveva (sem dúvida a autora tem um dom especial). Fiquei com curiosidade para ler mais livros seus.
Pontuação: 5 estrelas
Recomendo a sua leitura! -
Great book!
-
Uno dei migliori romanzi delle scrittrice milanese
-
Tudo começa em Nápoles, no ano de 1910, e mais concretamente na Viela da Duquesa com uma jovem mulher, a Condessa tirolesa Josepha que se dirige à casa de Rosa Avigliano para lhe pedir que prepare um feitiço para conquistar o amor do marido, o príncipe napolitano Enrico Castiglia. Teresa, a filha mais velha e sonhadora de Rosa, assiste a tudo de perto, completamente maravilhada pela elegância desta jovem senhora.
É a partir daqui que nasce a história de uma grande e cúmplice amizade entre Josepha e Teresa, que atravessa as aventuras e desventuras da existência humana na vida de cada uma. Quer uma quer a outra atravessarão o período em que se verificam já as primeiras manifestações de Comunismo, a Primeira Guerra Mundial (que termina com os italianos a tomarem conta da zona do Tirol, pertença germânica, e procederem a toda uma alteração da nomenclatura das terras e dos espaços da língua germânica para a língua italiana contra a vontade das populações que aí existiam e isto é particularmente notório na personagem de Josepha), o aparecimento do Fascismo Italiano e da violência dos Camisas Negras afectos ao regime, a questão da Etiópia e a aproximação de Mussolini a Hitler, a Segunda Guerra Mundial, o rasto de miséria, destruição e morte deixados pelo fim da Guerra e que mais uma vez se vai fazer sentir em algumas das personagens, nomeadamente em Josepha, em Thea, a filha mais velha de Josepha, e em Teresa. A evolução do papel da mulher na sociedade é outro dos traços marcantes em “A Viela da Duquesa”.
Esta é uma história escrita de emoções, que começa e termina exactamente no mesmo ponto, tal e qual uma composição em esquema circular. Thea regressa, em 1999, já no fim da sua vida ao Tirol, ao Hotel outrora Castelo pertencente à Condessa sua mãe, empenhada em recuperar as suas heranças históricas e um espaço de que a mãe sempre gostou. -
Avevo già letto alcuni libri di Sveva Casati Modignani ma questo mi è veramente piaciuto. Non è la solita storia d’amore, è un libro che ripercorrendo un secolo ci fa appassionare a delle donne forti, diverse tra loro ma che cercano sempre di farsi forza attraverso le difficoltà del secolo scorso. Gli uomini anche se indispensabili sono delle meteore nelle loro vite, entrano ed escono della storia a volte ritornano ma solo per brevi periodi che essi siano mariti, figli o padri. Le redini della storia sono sempre tutte dalle donne, che siano personaggi positivi o negativi, le vediamo crescere , maturare ed invecchiare e diventare sempre persone migliori.
-
I don’t know what’s in this book that made me love it so much, but I did. I read it twice or three times, I don’t even remember, but I enjoyed it every time like it was the first. It is set in Naples, my city, and it covers a long period of time, telling the beautiful and complex stories of many characters: maybe these are the main elements that make it so good. I definitely recommend it to women from the age of 15 to the age of 99.
-
Gostei da história, da Teresa, da Josepha e de todas as personagens que entraram e saíram das vidas delas. Pareceu-me um retrato fiel da vida na Itália durante as duas guerras mundiais e da própria vida, com amores e desamores, partidas e chegadas como só a vida real tem.
-
mi è capitato per Destino di essere in molti dei luoghi da lei descritti. Quindi ci sono particolarmente affezionata.
-
Um bom livro!
-
4,5
-
not my kind of reading... sorry!